BEECHECK
Alunos criam plataforma que monitora colmeia e a pesquisa é aprovada em evento nacional
Artigo irá ao Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuído
Publicada em 15/05/2020 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 07:19

Eles foram além da sala de aula e, durante a sua experiência no IFRN, envolveram-se com o universo da pesquisa. Estamos falando de um grupo de alunos do Campus Pau dos Ferros, que desenvolveu uma plataforma para monitoramento de colmeias, colônias e apiários, denominada BeeCheck.
Tudo começou com um projeto de pesquisa iniciado em 2019, em funcionamento até hoje, que rendeu a produção de um artigo científico, que recentemente foi aprovado pelo XXXVIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuído (SBRC), um dos maiores do país no ramo.
Orientado pelo professor do Curso de Informática, Me. Elenilson Vieira; e pelo professor do Curso de Apicultura, Dr. Abreu Neto, o artigo tem como autores os estudantes de Informática, Sadrak Pontes e Victor Kayan; e também Cláudio Rodrigo e Gerson Viana, do curso de Tecnólogo em Análise e desenvolvimento de Sistemas (ADS), os dois últimos recém-graduados.
Entendendo a plataforma
Diversos fatores influenciam na produtividade de um apiário, tais como a presença de água, comida e sombra, entre outras condições e insumos das colmeias. Esses dados são importantes para que um técnico de apicultura oriente um apicultor. Pensada como um suporte para facilitar essa demanda, a plataforma BeeCheck é um canal de comunicação entre o apicultor e técnico de apicultura, onde dados do apiário são inseridos pelo apicultor no aplicativo móvel e estes são analisados no aplicativo web pelo técnico. Assim o técnico consegue prescrever intervenções a serem realizadas pelo apicultor com o objetivo de resolver possíveis problemas e melhorar sua produção. ''A ideia é ter uma melhor integração e aproximação entre o apicultor e o técnico sem que eles necessitem estar fisicamente próximos, o que reduz custos e traz ganhos aos apicultores’’, complementa Elenilson Vieira, professor orientador.
Jovens pesquisadores
Sadrak Pontes, um dos alunos autores, comenta sobre a seu envolvimento com pesquisa e participação no projeto: ''Para a gente está sendo muito gratificante e proveitoso trabalhar na construção do BeeCheck, pois além dos conteúdos da informática, precisamos integrar estudos do curso de Apicultura’’, relata. ''É muito gratificante desenvolver ciência, nos prepararmos para o mercado e trabalho e ainda podermos colaborar com soluções de problemas reais’’, comenta Victor Kayan, um dos jovens pesquisadores.
Informática e ciência
Presente em uma infinidade de áreas, a Informática tem prestado significativas contribuições e avanços para a pesquisa científica através da integração a diversas áreas, como com a apicultura, possibilitando automatização de processos antes realizados manualmente. ''Isso é possível devido ao entendimento do problema e investigação, para resolvê-lo através da pesquisa científica’’, comenta Elenilson. ''Aqui, desde cedo, estimulamos nossos jovens a um olhar crítico e pensamento sobre soluções para os problemas da sociedade. Com isso, a ciência ganha em dobro, tanto com essas contribuições quanto eles mesmo, enquanto profissionais capacitados’’, complementa o professor orientador.
A previsão é de que o simpósio seja realizado de 7 a 10 de dezembro de 2020, no Rio de Janeiro (RJ). Saiba mais:
Sobre o SBRC
*O Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório de Redes de Computadores (LARC). Ao longo de mais de três décadas de realização, o SBRC firmou-se como o mais importante evento científico nacional da área. A 38ª edição do Simpósio será realizada de 07 a 10 de dezembro de 2020, no Rio de Janeiro (RN).
*Com informações do site do SBRC.