COLÉGIO DE DIRIGENTES
Codir discute formas de operacionalização de contratações públicas
Reunião aconteceu de forma online na tarde desta terça-feira (9)
Publicada em 10/06/2020 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 06:37

Em reunião através de plataforma online, o Colégio de
Dirigentes do IFRN (Codir) se reuniu na tarde desta terça-feira (9). Com a
presidência do reitor pro tempore, professor Josué Moreira, os diretores,
pró-reitores e diretores sistêmicos debateram sobre o plano de centralização de
contratações públicas.
O tema foi apresentado pelo diretor geral pro tempore do
Campus Pau dos Ferros, Emanuel Neto. A apresentação foi um parecer sobre o
processo exposto na última reunião do Codir pelo então pró-reitor de
Administração, Joel Cardoso. De acordo com Emanuel, o parecer foi construído
com a colaboração de representantes da direção geral e das diretorias de
Administração dos campi.
O plano é consequência da Portaria 13.623 de 10 de dezembro
de 2019, do Ministério da Economia. O documento prevê a redução das UASGs dos
órgãos públicos, numa proporção de 50% até 30 de junho de 2020, 20% até 31 de
março de 2021 e 20% até 31 de março de 2022. As UASGs são os códigos utilizados pelos órgãos para compras no site
ComprasNET, do Governo Federal. O IFRN possui 19 códigos, referentes a
cada uma das suas unidades, com exceção dos campi avançados, vinculados a outro
campus ou à Reitoria.
Emanuel explicou que o
IFRN enviou o Ofício 133/2020 ao Ministério da Economia, indicando pontos que
implicavam a impossibilidade de atender à proposta de redução. No entanto, a
Nota Informativa 11075/2020, de 15 de maio de 2020, respondeu ao Ofício
concedendo um prazo de 30 dias para o envio do plano de centralização de
compras da Instituição.
O diretor geral pro
tempore relembrou que, no dia primeiro de junho, a proposta levada ao Codir
pelo então pró-reitor de Administração sugeria a redução de 19 para seis UASGs.
O diretor considerou precipitada a proposta, uma vez que seria uma redução
imediata drástica, e sugeriu que fosse reduzida para 7 unidades de compra. “Essa
mudança trará um novo momento administrativo e financeiro para o IFRN. Poderá
ser convertido em ganhos para os processos de compras e de licitação, no
entanto, será necessário um período de adaptação”, explicou.
A pró-reitora de Administração,
Raquel Priscyla, declarou que a proposta apresentada por Emanuel contempla as
necessidades da Instituição. Que a subdivisão das UASGs foi realizada por
mesorregião, considerando os perfis dos cursos, os tempos de existência dos
campi e as posições geográficas estratégicas para a realização conjunta de
contratações. Houve uma discussão sobre o remanejamento de servidores, mas o
diretor Emanuel e a pró-reitora Raquel explicaram que não será necessário. “A
proposta é um redimensionamento organizacional na forma de realizar as
contratações e não implica deslocamento de servidor”, explicou Emanuel.
Raquel informou que, entre
os Institutos Federais, a maioria está optando por centralizar todas as compras
na Reitoria. É feito um reforço no setor de Licitação e os campi passam a se
responsabilizar por planejar e gerir os contratos. De acordo com ela, esse
modelo pode ser uma solução futura, mas não neste momento, já que exige um
planejamento maior para realizar as mudanças necessárias.
A proposta apresentada
pelo diretor geral pro tempore Emanuel Neto foi aprovada por unanimidade pelos
integrantes do Codir. Em seguida, Josué Moreira explicou que desejava levar o
tema para a aprovação do Conselho Superior (Consup), que possui caráter
deliberativo. Os conselheiros Matheus Tavares
(Campus João Câmara), Ramon Viana (Campus Parelhas), Marilac de Castro
(Campus São Gonçalo do Amarante) e Raquel Priscyla (Proad) defenderam que não
seria necessário levar o tema ao Consup por se tratar de uma decisão
administrativa operacional que não gera mudança na estrutura da Instituição.
Pontuaram também que não haveria tempo hábil para tal encaminhamento, uma vez
que a Proad precisa concluir a elaboração do plano de contratação e enviá-lo
até o dia 14 de junho ao Ministério da Economia.
O reitor pro tempore
colocou a decisão para votação. Dois conselheiros votaram para não ir e 22 se
abstiveram, com declaração de voto de abstinência dos diretores Alan Paulo
(Ceará-Mirim), Flávio Ferreira (Canguaretama), Marilac de Castro (São Gonçalo
do Amarante), Matheus Tavares (João Câmara) e Samira Fernandes (Santa Cruz).
Eles reforçaram o fato de se tratar de procedimento operacional e não haver
tempo hábil para uma nova discussão. A diretora Marilac citou o Art 13 do
Regimento Interno do Consup, que trata sobre as atribuições do Conselho.
Com quatro votos
favoráveis, o tema será levado à reunião extraordinária do Consup a se realizar
no dia 12 de junho. Foi formada uma comissão, com diretores gerais e diretores
de Administração, para concluir o Plano até a quinta-feira (11) e apresentá-lo
ao Consup.
INFORMES
O diretor geral pro
tempore do Campus João Câmara sugeriu que o reitor pro tempore encaminhasse
ofício ao MEC solicitando a prorrogação do prazo de empenho dos recursos das
emendas parlamentares individuais. De acordo com o diretor, o prazo é o dia 26
de junho e até lá os projetos necessários para cumpri-lo não estarão
concluídos, conforme foi alertado em reuniões anteriores do Codir. A
pró-reitora de Administração explicou que, de acordo com Ofício recebido da
Secretaria de Planejamento, não cabe ao MEC ampliar esse prazo. Raquel vai
acionar o Fórum de Planejamento (Forplan), formado por gestores das instituições
federais de educação profissional e tecnológica, para saber se há outra forma
de ampliar esse prazo.
O diretor geral pro
tempore do Campus Currais Novos questionou quando será convocada reunião do
Conselho de Ensino (Coen). De acordo com ele, a reunião é essencial para o
debate sobre os protocolos de retorno às atividades pós pandemia, o que vem
sendo construído pelo Comitê Covid-19 IFRN, mas precisa do acompanhamento e da
validação dos gestores de Ensino. O diretor perguntou ainda se foi realizado o
preenchimento do Censo de Educação Superior, cujo praz jaa se esgotou. “Acredito
que [o Coen] será ativado o mais breve possível. Respondo na próxima
oportunidade”, declarou o reitor pro tempore.
O diretor geral pro tempore
do Campus Parnamirim, Paulo Vitor Silva, questionou sobre a assinatura da
Portaria que solicita a abertura do processo de sindicância respondido pelo
professor Arnóbio de Araújo Filho, eleito pela comunidade acadêmica como reitor
do Instituto em dezembro de 2019. Josué declarou que o documento deve ser
assinado nesta quarta-feira (10).
A diretora geral pro
tempore do Campus Santa Cruz, Samira Fernandes, perguntou quando será feita a
descentralização dos recursos das bolsas ProEJA. “Precisamos que seja dado
encaminhamento, pois os estudantes precisam desse recurso”, destacou. Josué
Moreira informou que a solicitação será atendida o mais breve possível.
Por fim, o diretor geral
pro tempore do Campus Canguaretama, Flávio Ferreira, lembrou que estão abertas
as inscrições para complementação de representantes no Consup. Estudantes e
servidores têm até o dia 14 de junho para se inscrever e participar das eleições para o Conselho.