ENSINO
Disciplinas em módulos, momentos síncronos e assíncronos: saiba como funcionarão as aulas em 2021.1
As aulas terão início em 31 de maio de forma remota em 21 campi do IFRN
Publicada em 19/05/2021 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 06:29

Estamos
em contagem regressiva. Faltam 13 dias para o começo do ano letivo 2021
para mais de 40 mil estudantes do IFRN. Antes disso, no período de 26 a
28 de maio, os servidores docentes e técnicos administrativos dos 22
campi da Instituição participarão do encontro pedagógico, momento de
preparação e ajustes para o ano letivo 2021.
As diretrizes do ano letivo foram aprovadas pelo Conselho Superior do IFRN (Consup/IFRN) e geraram a Resolução 21/2021 (leia o documento na íntegra).
A resolução vale enquanto perdurar a adoção do ensino remoto
emergencial e traz informações e orientações sobre diversos tópicos
relativos à organização do dia a dia das aulas.
Um desses pontos diz respeito à oferta de disciplinas por
meio de módulos de ensino. Uma prática diferente do que é comumente
adotado para o ensino presencial. "Basicamente, ao invés de cursarem
todas as disciplinas durante todo o semestre, as disciplinas são
ofertadas por módulo. Então temos um número menor de disciplinas,
ofertadas num espaço mais curto de tempo", explica Amélia Reis, Diretora
Pedagógica do IFRN. A composição dos módulos, por sua vez, foi
definida no âmbito das diretorias acadêmicas de cada um dos campi do
IFRN. Dessa forma, o número de módulos pode ser diferente por campus.
Para quem já é aluno do IFRN, a oferta de disciplinas em
módulo não será novidade no ano letivo de 2021. "Os módulos cumpriram o
que era esperado: as matérias foram bem distribuídas, não me senti
sobrecarregado. Mesmo com o ensino remoto, tivemos aulas bastante
dinâmicas, atividades que exigiam esforço e criatividade. Muitos
professores conseguiram se adaptar e manter o nível de aula muito bom",
afirma Nicolas Henrique, estudante do 4º ano de edificações do Campus
São Paulo do Potengi do IFRN.
Aulas ocorrem com momentos síncronos e assíncronos
Diferente do que ocorre no ensino presencial, o ensino
remoto ocorre através de encontros e momentos síncronos e assíncronos.
Os momentos síncronos são os que ocorrem com hora marcada, nos quais
professor e estudantes da turma interagem "ao vivo" através das
plataformas de ensino escolhidas. Os conteúdos das disciplinas são
trabalhados também através de momentos assíncronos, momentos de estudo
realizados pelo estudante, seguindo seu ritmo individual, sem a presença
simultânea do professor. "É importante explicar que cada disciplina
terá, pelo menos, um momento síncrono semanal e que no caso dos momentos
assíncronos, os professores disponibilizam indicações de materiais de
estudo, atividades, entre outros materiais", explica Amélia Reis.
Além desses pontos, a Resolução 21/2021 do Conselho
Superior (Consup/IFRN) orienta que as aulas síncronas devem,
preferencialmente, ser gravadas pelo professor e disponibilizadas aos
alunos por meio de plataforma virtual escolhida pelo próprio docente. O é
dado via solicitação do aluno e comprovação da necessidade. O documento
prevê ainda que, em casos de impossibilidade da gravação da aula, por
quaisquer motivos, o estudante deverá solicitar ao professor para
disponibilizar o material equivalente ao assunto trabalhado em aula
síncrona. O documento define ainda que as turmas só poderão ter, no
máximo, três disciplinas diferentes com momentos síncronos no mesmo
dia.
Dicas para a adaptação ao ensino remoto
Priorizar a presença nas atividades síncronas com a turma,
usar a câmera para interagir sempre que possível, embora o uso da
câmera pelo aluno seja facultativo, evitar falar de assuntos que fogem
ao tema da aula no chat durante o encontro síncrono, tirar todas as
dúvidas com colegas e professor e não acumular atividades para não ficar
no sufoco no final do módulo, são algumas das dicas dos veteranos para
os calouros. "Se organizar, separar o tempo de estudo e das outras
atividades, montar um cronograma. Todas essas ações contribuem para
conseguir organizar melhor o tempo de estudo", é o que conta Ayuri
Bezerra, também estudante do quarto ano de edificações do Campus São
Paulo do Potengi.
"Estar em ensino remoto não é fácil, estar na presença dos
alunos, interagir, pensar em projetos e eventos presenciais, faz toda a
diferença e faz muita falta. Contudo, precisamos nos reinventar, ter
resiliência e agradecer, pois nos tempos atuais, termos saúde e trabalho
já é tanto que os desafios vão se tornando menores.", afirma a docente
do Campus Canguaretama, Darlyne Fontes. Além dessas dicas, fica a dica
da redação, caso você tenha alguma dificuldade, procure a coordenação do
seu curso ou a Equipe Técnico Pedagógica do seu Campus e relate, para
que a equipe responsável possa te ajudar.
::: CONTEÚDO RELACIONADO:
11/05/2021: Publicada resolução com atualização de diretrizes pedagógicas.