INTERDISCIPLINARIDADE
Estudantes conquistam medalhas de prata, bronze e menções honrosas na Olimpíada Nacional de Ciências
Olimpíada aplica assuntos de Física, Química, Biologia, Astronomia e História da Ciência
Publicada em 13/03/2021 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 06:27

O Instituto Federal do Rio
Grande do Norte (IFRN) conquistou 33 medalhas e 33 menções honrosas na
Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), evento promovido pelo Ministério
da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), com apoio da
Associação Brasileira de Química (ABQ), do Departamento de História da
UNICAMP, do Instituto Butantã, da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB)
e da Sociedade Brasileira de Física (SBF).
Na Olimpíada, que obteve dois
milhões de inscritos, as provas foram aplicadas no formato totalmente
online, devido à pandemia de Covid-19. Os estudantes do IFRN e com
menções honrosas são dos campi Apodi, Currais Novos, Ipanguaçu,
Mossoró, Natal-Central, Natal-Cidade Alta, Parnamirim, Pau dos Ferros,
São Gonçalo do Amarante e São Paulo do Potengi.
Campus Pau dos Ferros
No Campus Pau dos Ferros, foram contabilizadas uma medalha de prata, duas de bronze e quatro menções honrosas, conforme detalhamento por aluno (a) na tabela a seguir:
ALUNO (A) | PREMIAÇÃO | CURSO | ANO E TURNO |
---|---|---|---|
Pedro Henrique de Oliveira Abrantes | Medalha de prata | Alimentos | 3º ano matutino |
Kaillanny Kettly Melo Freitas | Medalha de bronze | Alimentos | 1º ano matutino |
Rillary Yasmin Vieira Alves | Medalha de bronze | Informática | 1º ano matutino |
Guilherme Medeiros Silva | Menção honrosa | Alimentos | 3º ano matutino |
Isaac Nícolas Lemos Fernandes Batista | Menção honrosa | Alimentos | 4º ano matutino |
Luiz Miguel Ricarte Moura Carvalho | Menção honrosa | Apicultura | 1º ano vespertino |
Michael Douglas Batista de Araújo | Menção honrosa | Informática | 2º ano vespertino |
Preparação
O professor Rafael Ventura, coordenador da Olimpíada no Campus Currais
Novos, teve a iniciativa de preparar uma formação para os estudantes:
“percebi que a segunda avaliação seria bem mais elaborada, com um nível
muito alto, então convidei outros professores, de Química, Biologia,
Física e História para elaboração de um curso preparatório destinado à
segunda fase da Olimpíada", explicou. Rafael ainda acrescentou que o
projeto passou a ser aplicado no segundo semestre de 2020, em um período
de três meses. No total, dez professores estiveram envolvidos na
preparação, desenvolvida com momentos síncronos e assíncronos de
aprendizagem. Os momentos de estudo começaram antes mesmo das aulas
remotas serem iniciadas no IFRN. “Trazer o conteúdo remoto é bastante
desafiador, pois não há como haver o mesmo comprometimento das aulas
presenciais, mas como ainda estávamos parados, foi um momento muito
importante para os alunos continuarem tendo um vínculo com a
Instituição", disse o coordenador.
Estratégia parecida aconteceu no Campus Apodi.
Lá, o coordenador das Olimpíadas, professor Francisco de Assis, também
convocou professores interdisciplinares para o auxílio de estudantes. A
divulgação foi feita tanto em momentos síncronos, antes de iniciar uma
aula, por exemplo, quanto em momentos assíncronos, como por exemplo em
grupos do WhatsApp, onde foram disponibilizados cartazes, informações
para inscrições, datas importantes, esclarecimento de dúvidas e etc.
“Tenho tentado despertar cada vez mais em estudantes do Campus Apodi
o interesse em participar de olimpíadas de carácter científico. Fiquei
bastante feliz com o resultado deles nesta última edição, onde tivemos
12 premiados”, disse.
No Campus Mossoró, o
professor coordenador, Denilson Antônio, disse acreditar que a aplicação
dos estudantes em sala de aula é essencial para o sucesso na Olimpíada.
Os momentos formativos lá foram realizados extra aulas do currículo
escolar, nos Centros de Aprendizagem e quando os alunos buscavam para
mais informações e esclarecimentos. “Deixamos os estudantes à vontade
para buscar o desenvolvimento de interesse deles, e mesmo não formando
nenhuma turma específica para a preparação, para nossa alegria e
satisfação alcançamos ótimos resultados”, explicou.
Medalhistas e avaliação
Joailson Miranda e Italo Schneider, do 3° ano no Curso Técnico Integrado de Alimentos, foram medalhistas de ouro do Campus Currais
Novos. Joalison disse ter tomado conhecimento da ONC através do
professor Rafael Ventura e descreveu como foi seu processo de
aprendizagem: "antes da pandemia já havíamos articulado algumas aulas,
mas quando a Covid-19 chegou, atrapalhou muito nossos planos. Mas com as
aulas virtuais de resolução de exercícios, aliadas à bagagem de
conhecimentos que eu já trazia desde o primeiro ano no IFRN, desenvolvi
muito.” afirmou. Já Italo Schneider acredita que o processo de
aprendizagem foi muito bem conduzido pelo coordenador e pelos
professores envolvidos: “Nós tivemos aulas remotas, nas quais questões
de olimpíadas passadas foram resolvidas junto do ensino tradicional.
Para mim, houve uma certa dificuldade por ter que conciliar as aulas do
IFRN e minha vida pessoal, mas, como houve grande organização da equipe,
tudo correu bem", destacou.
A avaliação da ONC é
interdisciplinar, abordando temas sobre Física, Química, Biologia,
Astronomia e História da Ciência. O objetivo é despertar e estimular o
interesse pelo estudo das Ciências Naturais; aproximar as instituições
de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas
das instituições do ensino médio e do ensino fundamental; identificar
estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e
tecnológicas, nas universidades ou setores produtivos; proporcionar
desafios aos estudantes visando ao aprimoramento de suas formações e
contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e promover a
inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Acesse:
Para ver a relação completa dos campi medalhistas, acesse a notícia veiculada no portal do IFRN.