PÓS-GRADUAÇÃO
Mestrado internacional: IFRN e UMinho definem áreas das qualificações
Parcerias ainda envolvem renovação do convênio para doutorado
Publicada em 20/06/2017 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 07:10

A Pró-Reitoria de
Pesquisa e Inovação (Propi) e a Diretoria de Gestão de Pessoas
(DIGPE), por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (Codepe),
vêm atuando
para melhorar os processos de gestão e acompanhamento da cooperação
estabelecida com a Universidade do Minho (UMinho), de Portugal. As
ações,
que envolvem os doutorados em andamento e as novas admissões,
intensificaram-se após a Instituição receber a visita da comitiva da
UMinho, no
período de 6 a 9 de fevereiro de 2017.
Mestrado:
B-Learning em Ciências da Educação
Com a visita da
comitiva da UMinho ao IFRN, o professor Wyllys Farkatt Tabosa, reitor do IFRN, mostrou
o interesse em ampliar o convênio do Instituto com a universidade portuguesa, na
perspectiva de ofertar vagas para mestrado na modalidade on-line presencial (b-learning),
voltada, preferencialmente aos servidores técnicos-administrativos. Na oportunidade,
a DIGPE informou que a ação seria relevante, uma vez que significativa
parcela dos servidores técnico-administrativos, em média 82%, ainda
não possui pós-graduação.
A
proposta ganhou corpo e está em andamento a formalização de um termo
aditivo que possibilitará a oferta em nível de mestrado na área
de Ciências da Educação, com as seguintes especializações:
- Desenvolvimento curricular e avaliação (12 a 25 vagas);
- Sociologia da educação e políticas educativas (12 a 25 vagas);
- Supervisão pedagógica na Educação em Ciências (12 a 25 vagas);
- Tecnologia Educativa (12 a 25 vagas).
Quando formalizado, o
processo seletivo será coordenado pela UMinho, cabendo ao IFRN uma pré-seleção,
sob os critérios estabelecidos para a capacitação de seus servidores. A
previsão é de que, ainda em 2017, ocorra a seleção, e as atividades
sejam iniciadas no segundo semestre deste ano.
De acordo com Wyllys,
o mestrado traz a praticidade de se desenvolver por meio de videoconferência,
sendo obrigatória a presença na universidade apenas para a defesa. “Sendo em
grande parte a distância, esse formato de mestrado facilitaria o acesso dos
técnicos-administrativos, o que nos dá uma excelente perspectiva de
democratização da pós-graduação stricto
sensu em nossa instituição, sobretudo para esse público”, disse o
reitor.
Além de aulas por
videoconferência, a proposta prevê visitas anuais da comitiva da UMinho,
quando os pesquisadores portugueses realizarão seminários. Outra
possibilidade é a participação dos professores do Instituto
com doutorado – inclusive os que já defenderam tese no âmbito do
convênio – atuarem
ministrando aulas e coorientando os projetos.
Novas vagas de doutorado
Ainda em 2016, comissão formada por servidores da Propi identificou
uma lista de suplentes para doutorado. Nesse sentido, a Propi e a DIGPE promoveram reuniões com
os servidores interessados em ingressar na pós-graduação no âmbito do
convênio, incluindo os suplentes. Para Márcio Azevedo, pró-reitor de
Pesquisa e Inovação, “o encontro previa o esclarecimento das condições
administrativo-financeiras e acadêmico-científicas, incluindo a
necessidade de ajustes nos procedimentos adotados para as novas
admissões”.
Márcio disse ainda que, atualmente, a UMinho encontra-se em processo
de revisão administrativa de suas normas de admissão para doutorado e
pós-doutorado. “As negociações estão à espera dessas definições. Só aí
será possível determinarmos as possibilidades e os procedimentos de
ofertas de novas vagas, sobretudo porque, para esses níveis, exige-se
uma contrapartida orçamentária imediata” declarou o pró-reitor.
Para saber mais sobre
as ofertas e o funcionamento da pós-graduação na UMinho, bem como
sobre a documentação exigida, a Codepe/DIGPE e a Propi orientam que
os servidores interessados em participar do processo visitem o Portal
da Universidade do Minho.