DOUTORADO
Pesquisa de servidora do Campus Pau dos Ferros analisa exercício profissional das mulheres pedagogas do IFRN
Amilde Fonseca defendeu sua tese na UFBA, no dia 25 de novembro
Publicada em 01/12/2016 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 06:47

A Pedagoga do Campus Pau dos Ferros do IFRN, Amilde Martins da Fonseca, retornou ao Campus esta semana, depois de licenciada para capacitação, através da qual concluiu a sua pesquisa e defendeu a sua tese de doutorado.
Intitulada “O que podem as pedagogas? Hierarquia de saberes e gênero numa instituição de ensino tecnológico”, a tese buscou analisar implicações de gênero no exercício profissional das mulheres pedagogas que integram a Equipe Técnico-Pedagógica (ETEP) do IFRN.
O seu doutorado foi realizado através do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), tratando-se de um trabalho de relevância para os estudos de gênero e feminismo e recomenda-se sua continuidade e publicação.
A tese foi defendida no dia 25/11/2016, tendo como orientadora a Profª. Drª. Angela Maria Freire de Lima e Souza. A defesa contou com a presença das examinadoras: Drª. Iole Macedo Vanin (UFBA), Drª. Violeta Maria Siqueira de Holanda (UNILAB), Drª. Lindamir Salete Casagrande (UTFPR) doutora em Ciência e Tecnologia e Drª. Maria Custódia Jorge da Rocha da Universidade do Minho, de Portugal.