Portal Instituto Federal do RN

Vem estudar

RECONHECIMENTO

Professor do Campus Pau dos Ferros entra no TOP 50 finalistas do Prêmio Educador Nota 10

Emanuel Alves Leite, docente de artes, avança para a próxima fase

Publicada em 11/02/2022 Atualizada em 30 de Março de 2023 às 06:28

Emanuel Coringa é professor da disciplina de Artes
Emanuel Coringa é professor da disciplina de Artes

Considerada a mais importante premiação da Educação Básica Brasileira, o Prêmio Educador Nota 10 divulgou nesta terça-feira (8) a lista dos 50 finalistas que concorrem na edição 2021. Entre eles, figura o Professor do Campus Pau dos Ferros, Emanuel Alves Leite, conhecido como “Emanuel Coringa,” que leciona a disciplina de artes.


O Prêmio objetiva reconhecer e valorizar professores e gestores de escolas da Educação Infantil ao Ensino Médio de todo o Brasil e recebe milhares de projetos de autoria de educadores escolas públicas e privadas de todas as regiões do País.


Pandemia de Arte
Intitulado “Pandemia de Arte”, o projeto foi desenvolvido em turma do 2º ano do Ensino Médio Integrado e busca resposta aos questionamentos: Como apresentar uma atuação cênica em meio ao isolamento? Como trabalhar e interagir com conteúdos que demandam presença física? O caminho do professor e ator Emanuel foi inventar, junto com seus alunos, uma nova modalidade de arte: as “Cênicas Virtuais”, um processo criativo dialogado entre artes cênicas e audiovisuais.



Os encontros remotos e a criação colaborativa fizeram os participantes compreenderem na teoria e na prática o que constitui uma cena (cenografia, figurino, música, maquiagem, atuação) e também aperfeiçoar formas virtuais de se comunicar com o público. A realidade dos estudantes, seus  sentimentos, dores e posturas frente à pandemia podem ser vistas em suas produções cênicas, gravadas em audiovisual. A fragilidade emocional de todos deu margem para entrelaçar arte e saúde mental, pois o fazer e a expressão artística têm potencial de cura. Para alargar o repertório sobre o tema, os alunos assistiram ao filme O Coração da Loucura, sobre a psiquiatra Nise da Silveira, e ao documentário Hotel da loucura, que mostra o projeto do ator e médico Vitor Pordeus.


“Hoje, com mais calma, após ver meu nome entre os 50 finalistas no maior prêmio de professores do Brasil e um dos maiores da América Latina, só consigo agradecer diante de estar selecionado entre aproximadamente 4.000 inscritos”, comemora o Professor Emanuel.


“Nada disso aconteceria sem a participação e envolvimento das turmas. Obrigado aos alunos que se envolveram de corpo e alma em nosso projeto, além de parceiros do IFRN. Agradeço também à minha companheira, Karen Mirelly, que me ajudou durante a comprovação de documentos e na produção de meu portfolio”, detalha o educador.


Com a conquista de ingresso nos 50 finalistas, o professor Emanuel avança para a próxima fase que elencará os 10 finalistas que, deste grupo, será revelado o "Educador do Ano". O Professor inscreveu-se na categoria Ensino Médio, incluindo EJA, no componente curricular "Arte".


Acesse:

Site do Prêmio Educador Nota 10

TOP 50 finalistas

Portfólio virtual com vídeos dos alunos "Pandemia de Arte"



SOBRE O PRÊMIO
Em sua 24ª edição, o Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita e visa reconhecer e valorizar professores e gestores escolares da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, realizado pela Varkey Foundation, prêmio global de Educação.

Com informações do site do Prêmio Educador Nota 10.



::: CONTEÚDO RELACIONADO:
06/01/2021: Em meio ao distanciamento social, projeto de artes cênicas leva teatro virtual gratuito ao público.
06/09/2019: Professor do Campus é finalista nacional do Prêmio Arte na Escola Cidadã.
21/08/2020: Professor do Campus Pau dos Ferros concorre na final do “XXI Prêmio Arte na Escola Cidadã”.