PESQUISA
Pesquisadores propõem novo algoritmo para cálculo da correntropia em dados complexos
Revista internacional publica artigo. Autores do IFRN, UFRN e Universidade da Flórida
Publicada em 05/12/2016 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 06:58

Através de estudos entre pesquisadores do IFRN, da UFRN e da Universidade da Flórida (Estados Unidos), os Professores do IFRN, João Paulo Guimarães (Campus João Câmara)e Aluísio Igor (Campus Pau dos Ferros), juntamente com colegas de pesquisa, conseguiram aceitação de seu artigo na Revista "IEEE Signal Processing Letters".
O artigo propõe uma
nova medida de similaridade entre duas variáveis aleatórias complexas e integra atividades de pesquisa do doutorado do Prof. João Paulo Guimarães.
Um novo algoritmo é proposto para calcular de forma recursiva a
correntropia para dados complexos e está intitulado "Complex Correntropy: Probabilistic Interpretation and Application to Complex-Valued Data".
O trabalho foi desenvolvido através de parceria entre o IFRN, a UFRN e o Computational NeuroEngineering Lab (CNEL), da Universidade da Flórida, tendo como autores João Paulo Guimarães (IFRN), Aluísio Fontes (IFRN - Coordenador do Curso superior de TADS, do Campus Pau dos Ferros), Joilson Rego (UFRN) e, como orientadores, Allan Martins (UFRN) e J.C. Principe (da Universidade da Flórida).
A revista está qualificada pela Capes como Qualis A1 em Engenharias IV, possui fator de impacto: 1.661, segundo a Thomson Reuters Journal Citation Reports 2016, consistindo uma tradicional e clássica revista focada em processamento digital de sinais.
Acesse:
ARTIGO: Complex Correntropy: Probabilistic Interpretation and Application to Complex-Valued Data
Site da Revsita IEEE Signal Procesing Magazine