PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO
Psicólogas e psicólogos do IFRN emitem nota pública
Documento trata das diretrizes de suspensão das aulas presenciais diante da pandemia da Covid-19
Publicada em 01/09/2020 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 07:13

A nota a seguir foi emitida
por membros do grupo de psicólogas e psicólogos do IFRN e encaminhada à
Assessoria de Comunicação para publicação. O documento trata das
diretrizes de suspensão das aulas presenciais diante da pandemia da
Covid-19 e o atual contexto político interno do Instituto.
NOTA PÚBLICA DA PSICOLOGIA DO IFRN
Considerando as diretrizes de
suspensão das aulas presenciais diante da pandemia da Covid-19 e o atual
contexto político interno do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, com a nomeação de uma gestão
pro tempore, as psicólogas e os psicólogos deste Instituto vem a público
reafirmar o compromisso social da Psicologia com a defesa da democracia
e dos Direitos Humanos.
A Psicologia, no IFRN, está
inserida em múltiplos espaços institucionais, formais e informais, e
desenvolve intervenções voltadas para todos os segmentos do sistema
educacional (alunos, servidores, colaboradores e família). Ainda, busca
atuar de forma articulada com os demais grupos de profissionais, visando
a prevenção e o cuidado com os impactos que o cenário supracitado pode
trazer para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes e para a saúde
dos servidores e da comunidade escolar.
Isto posto, gostaríamos que
esta Nota reforçasse dois posicionamentos comuns ao grupo de psicólogas e
psicólogos do IFRN, os quais:
1) Defendemos que o ensino
remoto e o teletrabalho ocorram, no mínimo, enquanto não houver garantia
de segurança para a saúde de todos e todas. Assim como os demais
servidores do IFRN, estamos empenhados na construção das diretrizes para
que o ensino remoto seja disponibilizado de modo estruturado e
acessível para todos os discentes, atentos à situação de vulnerabilidade
e necessidades específicas de grupos que compõem nossa comunidade
acadêmica.
2) Entendemos que uma cultura
de valorização da saúde mental é de responsabilidade de todas e todos
que compõem o Instituto. Ela pode e deve ser construída, também, por
meio de melhorias nos processos de comunicação, atitudes colaborativas e
tomadas de decisões horizontais. Desse modo, enfatizamos a necessidade
de canal aberto para participação ativa e democrática de todos os
envolvidos no ensino/trabalho remoto, trazendo diferentes perspectivas,
oportunizando um processo mais eficaz e propostas mais completas para
esse momento atípico.
Por fim, frisamos nossa crença
e respeito ao IFRN, uma Instituição de educação pública centenária,
responsável pela formação de estudantes críticos, reflexivos,
emancipados e competentes tecnicamente. Continuaremos a postos, para
desenvolver práticas alinhadas à democratização do ensino, com políticas
de ação afirmativa e assistência estudantil comprometidas com a
construção de uma Instituição pública, gratuita e de qualidade para
todas e todos.
31 de agosto
de 2020.
Psicólogas e psicólogos do IFRN
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