PROPI
Suap apresenta novas funcionalidades para pesquisa, inovação e pós-graduação
Uso das atualizações será importante e trará impactos positivos aos índices institucionais
Publicada em 04/01/2022 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 06:39

Utilizada pela comunidade
acadêmica do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e por
outras dezenas de instituições públicas do Brasil, o Sistema Unificado
de Administração Pública (Suap) passou por atualizações. Após sugestões
recolhidas pela Diretoria de Pesquisa e Inovação (Dipeq) do Campus Natal-Central e pelas Coordenações de Pesquisa e Inovação (Copein) dos campi, os setores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação contarão com o auxílio de novas funcionalidades do Sistema.
Comissão de membros do Comitê de Pesquisa e Inovação (Copi)
Segundo Avelino Lima Neto,
pró-reitor de Pesquisa e Inovação, durante maio e junho de 2021, as
sugestões foram recolhidas e observadas atenciosamente, a fim de
proporcionar soluções viáveis. A partir disso, nos meses posteriores,
houve a compilação e organização das questões levantadas. A compilação
foi realizada por uma comissão nomeada pela Portaria n° 1052/2021 -
RE/IFRN, composta por membros do Comitê de Pesquisa e Inovação (Copi).
A comissão foi presidida pelo
professor João Teixeira, diretor de Inovação Tecnológica, setor da
Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Ditec/Propi), e também foi
integrada por Rafael Passos (DITEC/PROPI), Fábio Augusto Procópio de
Paiva (Campus Parnamirim), André Freitas Barbosa (Campus Nova Cruz), Gabriela Barbosa Bruno (Campus São Gonçalo do Amarante), Kassio Roberto Brito Soares (Campus Ipanguaçu), Miguel Afonso Linhares (Campus Currais Novos), Rodrigo Lopes Barreto (Campus Santa Cruz) e Rogério Dantas de Lacerda (Campus Apodi).
“Após a compilação e
organização das propostas, foi estabelecido um diálogo com servidores da
Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DIGTI), com o objetivo
de avaliar e implementar as sugestões aprovadas”, explicou o professor
João Teixeira, presidente da comissão responsável pela organização das
sugestões.
Dentre as mudanças realizadas,
houve novidades e ajustes às ferramentas. A partir de agora, nas novas
funcionalidades apresentadas, há o monitoramento de projetos através de
relatórios. Como atualização de ferramentas já existentes, também foram
implementadas melhorias no cadastro de projetos de Programas de
Pós-Graduação. As atualizações e novidades estão listadas abaixo.
Novidades
Monitoramento de projetos por relatório;
Novos critérios de pontuação para projetos;
Pontuação para grupos de pesquisa;
Relatórios de dimensões dos projetos de pesquisa;
Seção de avaliação.
Atualizações
Modificações na Declaração do Avaliador;
Melhorias no cadastro de projetos de Programas de Pós-Graduação;
Otimização no registro de Frequência/Atividade.
Avelino Neto acredita que a implementação das novas funcionalidades serão benéficas não apenas ao setor, mas também aos índices do Instituto. “O trabalho conduzido pela Ditec junto às Copein e à DIGTI vai facilitar ainda mais os processos de pesquisa, pós-graduação e inovação, com impactos positivos inclusive sobre os índices institucionais”, afirmou.