Portal Instituto Federal do RN

Vem estudar

energia renováveis

Campus João Câmara participou da BWEC 2012

Evento reuniu os principais nomes da área de geração de energia eólica.

Publicada em 02/05/2012 Atualizada em 29 de Março de 2023 às 23:23

Professor Alexandro Rocha
Professor Alexandro Rocha

A BWEC - Brazil Wind Energy Conference - é um evento  voltado para profissionais da área de geração de energia eólica e fabricantes de equipamentos, políticos e investidores que discutem o potencial do mercado de energia eólica na economia brasileira e como o crescimento da indústria poderá ser financiado. São Paulo foi palco para a BWEC 2012, que aconteceu em abril.

O Rio Grande do Norte é um dos mais importantes estados no desenvolvimento de projetos eólicos do Nordeste e, por essa razão, teve uma mesa de debate própria, onde foram abordados temas como licenciamento e programas socioambientais em projetos de fazendas eólicas; questões legais e contratuais fundiárias relacionadas aos projetos de energia eólica; o regime tributário do RN para o setor eólico; o papel do estado na promoção da indústria eólica; o trabalho do CERNE (Centro Estratégico de Recursos Naturais e Energia) e o trabalho do IFRN na formação de mão de obra para o setor.

Entre os palestrantes, estava Alexandro Rocha, coordenador do curso de Tecnologia em Energias Renováveis do IFRN Campus João Câmara. O professor Alexandro participou da mesa-redonda do Rio Grande do Norte,ao lado do senhor Flávio Azevedo, que é Presidente do CT-GÁS e Vice-Presidente da CNI, e do senhor Jean Paul Prates, que é presidente do CERNE. Na oportunidade, foi apresentada a atuação do IFRN em seus diversos campi e, em particular, o de João Câmara com a criação do primeiro curso superior em Energias Renováveis do país.

Na edição de 18 de abril de 2012, a revista Carta Capital trouxe uma reportagem detalhada do evento em sua série denominada "Diálogos Capitais", onde há o destaque da preocupação do IFRN com a área de energias renováveis. "Em razão da alta demanda dos empreendimentos, criamos o primeiro curso de Energias Renováveis e também oferecemos cursos técnicos para essa área", comenta o professor Alexandro Rocha em entrevista para a revista.

A BWEC 2012 apresentou as oportunidades de investimentos em energia eólica no Brasil e foi o evento chave para que os investidores se familiarizassem com esse mercado, que hoje apresenta um rápido crescimento.

Mais informações sobre o evento também podem ser obtidas aqui.