proext 2014
Edital de seleção de Programas de Extensão Universitária é divulgado
Projetos devem ser enviados para a Proex até o dia 15 de março
Publicada em 06/02/2013 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 22:52
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu), divulgou o edital de Programa de Extensão Universitária (PROEXT 2014) em que convoca as Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino Superior a apresentarem propostas de desenvolvimento de programas e projetos no âmbito da extensão universitária.
As inscrições estão abertas até o dia 22 de março e os interessados devem encaminhar para a Pró-reitoria de Extensão (Proex) os programas e projetos atá o dia 15 de março. As propostas deverão ser aprovadas pela Proex que deverá expedir documento de aprovação para ser anexado ao cadastro on-line. As propostas deverão ser cadastradas na internet pelos professores por meio do uso da plataforma eletrônica Sigproj.
As propostas deverão ser enviadas para o e-mail sandra.nobrega@ifrn.edu.br até o dia 15 de março.
Cada programa poderá concorrer ao financiamento de R$150.000,00 e cada projeto R$ 50.000,00. Os programas e projetos deverão está inseridos em uma da 20 linhas temáticas especificadas no edital e deverão obedecer ao limite estabelecido.
Mais informações com a Pró-reitoria de Extensão, pelo telefone (84) 4005-0879.
O que é o PROEXT?
O PROEXT 2014 – MEC/SESu é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na formação dos alunos e na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino Superior tendo como objetivos:
- Apoiar as Instituições Públicas de Ensino Superior no desenvolvimento de programas e projetos de extensão, que contribuam para a implementação de políticas públicas e o fortalecimento da extensão universitária.
- Potencializar e ampliar os patamares de qualidade da extensão universitária na formação dos alunos associando a sua natureza pedagógica à missão das instituições de ensino superior públicas.
- Estimular o desenvolvimento social e o espírito crítico dos estudantes, bem como a atuação profissional pautada na cidadania e na função social da educação superior.
- Contribuir para a melhoria da qualidade de educação brasileira por meio do contato direto dos estudantes extensionistas com realidades concretas e da troca de saberes acadêmicos e populares.
- Dotar as Instituições Públicas de Ensino Superior de melhores condições de gestão de suas atividades acadêmicas de extensão para os fins prioritários enunciados nesse programa.