Empreendedorismo
IFRN apresenta suas incubadoras na Feira do Empreendedor
As cinco incubadoras tecnológicas dão suporte aos empreendedores do RN
Publicada em 07/08/2012 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 23:17

O IFRN participou da Feira do Empreendedor com o Programa de Multincubação Tecnológica (MIT) do Instituto. Durante os três dias do evento, que aconteceu no Centro de Convenções entre 1° e 3 de agosto, os visitantes conheceram as incubadoras do Instituto.
Criadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, os principais objetivos da MIT são transformar ideias em produtos e/ou serviços inovadores para suprir as necessidades das comunidades e apoiar o desenvolvimento regional sustentável.
Numa parceria entre IFRN, Funcern e Sebrae, e com apoio do Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Ministério do Desenvolvimento, o programa acolhe empreendedores há quase 15 anos. Atualmente, quatro incubadoras funcionam nos Câmpus Natal-Central, Mossoró, Cidade Alta e Currais Novos. Mais quatro serão implantadas até o final de 2012.
Para atender as necessidades da região do Estado, cada incubadora dedica-se a empresas ligadas ao campo de estudo local. A Incubadora Tecnológica do Campus Natal-Central (ITCNC) é a pioneira e até 14 já graduou15 empresas. Atualmente, acolhe oito empresas, com capacidade para incubar até 14 empresas.
As exigências para participar do programa são: apresentação do plano de negócios, análise do perfil do empreendedor, legalização da empresa que deve estar localização na região onde a incubadora está instalada e apresentar uma ideia inovadora.
As incubadoras atuam usando o modelo CERNE da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) que prevê o aperfeiçoamento de diversos processos-chave e é referência de incubação de empresas. “Com a implantação do novo modelo, o projeto receberá o investimento do Sebrae de 300 mil reais para a ampliação do programa”, afirmou Renata Lissa, Coordenadora de Pesquisa e Inovação do Câmpus São Gonçalo.
A empresa incubada é acompanhada de dois a três anos e recebe serviços como assessoria na elaboração dos planos de negócios, consultorias especializadas, prospecção tecnológicas, participação em feiras, exposições, visitas técnicas, missões comerciais e cursos de qualificação e aperfeiçoamento.
O MIT disponibiliza um formulário neste site para quem quiser participar do programa.
- Palavras-chave:
- pesquisa