CAPACITIC
IFRN promove iniciativa de educação em TI
Programa abrange segurança cibernética
Publicada em 04/11/2022 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 23:45

Por Habyner Lima, estagiário da Asce - Reitoria
O Cisco Networking Academy é um programa do Instituto Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Cisco Systems, que visa qualificar estudantes através do uso de ferramentas e-learning, que consiste ser um modelo de ensino não presencial apoiado em tecnologia de informação e comunicação, oferecendo conhecimentos e ensinando habilidades em tecnologia Internet, essenciais para uma economia global. O programa tem um conteúdo disponível na Web e propõe avaliação on-line de estudantes e retroalimentação do rendimento de participantes. Há ainda um laboratório prático, que busca contribuir na capacitação e apoio de instrutores, além de preparação para certificações reconhecidas pela indústria.
Este projeto está implementado em diversos países e já qualificou mais de 200 mil profissionais. Além da qualificação, o programa tem por objetivo prover a alunas e alunos um certificado de qualidade, com reconhecimento internacional. No Brasil, a Cisco Systems Inc. estabeleceu parceria com diversos centros de ensino, chamadas de Academias Locais, de forma a estabelecer uma rede de formação profissional com cobertura nacional e garantindo a qualidade de ensino. O IFRN hoje é uma das parceiras, possuindo academias em seus campi espalhados por todo o estado.
Inscrições
Estudantes com interesse em participar da iniciativa devem preencher o formulário de intenção de participação. Servidores, sejam docentes ou técnicas e técnicos administrativos também podem ingressar no programa. Nesse caso, através de contato via e-mail dos professores responsáveis, walter.lopes@ifrn.edu.br e sales.filho@ifrn.edu.br. No assunto do e-mail deverá ser manifestado o interesse de participação. A comunidade externa do IFRN pode acompanhar as novidades da qualificação através do canal do Telegram.
Acesse:
- Palavras-chave:
- ensino extensao pesquisa servidores