Regulamentação
IFRN publica minuta para regulamentação do e-mail institucional
Documento está aberto para consulta e discussão pública pelos próximos 15 dias
Publicada em 23/11/2022 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 22:55

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) tornou pública a minuta da resolução que propõe regulamentar o uso do Serviço de Correio Eletrônico Institucional no âmbito do IFRN. O documento estará disponível para contribuições de 23 de novembro até o 7 de dezembro de 2022.
O objetivo da consulta é trazer a participação da comunidade do Instituto ao processo de construção do regulamento. A proposta será encaminhada ao Conselho Superior (Consup) para apreciação e aprovação.
O regulamento propõe como objetivo central estabelecer diretrizes para o uso do Serviço de Correio Eletrônico do IFRN, definindo a tipologia dos usuários, suas competências, deveres e responsabilidades, e as condições de utilização. Além disso, traz, ainda, outros dispositivos que precisam ser conhecidos para que seja realizado um melhor uso do serviço, principalmente em relação ao seu aspecto institucional.
Histórico
A minuta apresentada é resultado de um trabalho iniciado ainda em 2018, quando surgiram as primeiras discussões acerca da utilização do e-mail institucional, levantadas pela Comissão de Ética do Instituto. A partir da criação de uma comissão, responsável por elaborar e dar continuidade à minuta, o primeiro documento foi elaborado e apresentado ao Consup naquele ano.
A minuta não obteve aprovação inicial, mas recebeu os devidos apontamentos para alterações, melhorias e revisões. No meio de 2022, em agosto, a terceira comissão assumiu o desenvolvimento e passou a ser a atual responsável para dar continuidade à elaboração do documento. A comissão atual é formada pelos servidores Ismael Coutinho, Tarso Casadei, Edmilson Campos, Rocco Nelson e Pablo Capistrano.
Para Ismael Coutinho, que colaborou na coordenação dos trabalhos após a última atualização da comissão, a regulamentação do uso do serviço de Correio Eletrônico Institucional é importante para que a comunidade possa fazer um melhor uso dessa ferramenta institucional. O servidor salienta, ainda, que o regulamento fortalecerá o desenvolvimento do Instituto, favorecendo uma comunicação oficial institucional mais eficiente e segura no âmbito do IFRN.
Como participar
As contribuições serão recebidas por meio do uso da Plataforma Participa Mais Brasil. Para contribuir, é necessário acessar a plataforma entrando com os dados de acesso do “gov.br” (usuário e senha). Também serão acolhidas contribuições encaminhadas para o endereço eletrônico administrador.email@ifrn.edu.br.
Finalizando o prazo da consulta, as contribuições que não interfiram no caráter institucional do regulamento serão sistematizadas pela comissão no documento, quando o processo será encaminhado ao Conselho Superior.
Acesse
- Palavras-chave:
- servidores