Cooperação Internacional
Jornada doutoral e conferências terminam hoje com balanço positivo
Os eventos foram coordenados por um grupo de professores portugueses do Minho
Publicada em 14/09/2012 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 00:27

A programação científica organizada pela Pró-reitoria de Pesquisa do IFRN em parceria com o Instituto de Educação da Universidade do Minho se encerrou hoje (14). Durante toda esta semana, aconteceram - na Reitoria e no Câmpus Natal-Central do Instituto - diversas atividades relacionadas à pesquisa em Educação.
Elas foram promovidas a partir de acordo de cooperação internacional assinado entre o IFRN e a Universidade do Minho. A cooperação visa à qualificação dos servidores do Instituto em programas de doutorado e pós-doutorado. Nesta semana, os professores doutores Almerindo J. Afonso; Eugénio Silva; Guilherme Silva e Virgínio Sáurante, de Portugal, estiveram em Natal para coordenar a I Jornada Doutoral em Ciências da Educação e a Série de Conferências Internacionais de Estudo em Ciência da Educação.
A primeira teve o objetivo de integrar os servidores do IFRN às linhas de pesquisa dos professores orientadores. Já a segunda objetivava compartilhar com a sociedade os conhecimentos discutidos sobre a área da educação. Hoje (14), aconteceu ainda, no auditório da Reitoria, um painel de debates, também com temáticas educativas. Os professores do Minho discursaram sobre formação de professores; ensino secundário e profissional; administração educacional e projetos de cooperação internacional.
No final do dia, os professores se reuniram com o reitor do IFRN, professor Belchior Rocha, e com o pró-reitor de Pesquisa do Instituto, José Yvan Pereira Leite, para fazer um balanço das atividades realizadas durante o período. "Para nós, a missão foi cumprida e os encontros foram bastante positivos", pontuou o professor doutor Virgínio Sá.
A cooperação internacional entre o IFRN e a Universidade do Minho vai promover ainda outros encontros e atividades. "Essa foi a primeira ação efetiva da cooperação. Mais de 30 servidores nossos estão no programa de doutoramento e pós-doutoramento. Nossa ideia é promover mais a pesquisa e a relação entre as duas Instituições", destacou José Yvan Leite.
- Palavras-chave:
- pesquisa