Portal Instituto Federal do RN

Vem estudar

SBF

Professor do IFRN integra comissão da Sociedade Brasileira de Física

Amadeu Albino fará parte de grupo que discute ações para o ensino de Física no nível médio

Publicada em 21/02/2013 Atualizada em 29 de Março de 2023 às 23:23

Amadeu Albino será um dos quatro pesquisadores da Comissão da SBF.
Amadeu Albino será um dos quatro pesquisadores da Comissão da SBF.

Integrar um grupo seleto de pesquisadores em Física para discutir o ensino da disciplina no Ensino Médio. É esse o próximo desafio do professor Amadeu Albino Júnior, do Câmpus Natal-Central do IFRN.

No dia 15 de fevereiro, ele recebeu da Sociedade Brasileira de Física (SBF) o convite para fazer parte da “Comissão de Ações para Professores do Ensino Médio”. Um dos objetivos principais do grupo é recomendar ações à Diretoria da SBF para a melhoria do ensino de Física no ensino médio. A Comissão pretende também dar apoio ao Programa de Professores de Ensino Médio no CERN (Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear) e coordenar programas de cursos ligados a laboratórios avançados de Física. Além de Amadeu, que aceitou o convite, farão parte da Comissão mais três professores e o secretário para Assuntos de Ensino da SBF, em um período previsto de dois anos (março de 2013 a fevereiro de 2015).

O professor Amadeu Albino tem ações relevantes para o aprimoramento do ensino de Física, como a criação do personagem Mago da Física para tornar mais lúdico e eficiente o processo de ensino-aprendizagem. O personagem gerou uma página na internet e um canal no youtube para a divulgação do conteúdo de Física. Participou também da criação do Clube de Ciências do IFRN e, em 2012, do CERN, Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear.

Segundo Amadeu, de 17 a 19 de março desta ano, o Clube de Ciências do IFRN participará de uma “Visitação dirigida aos centros de Ciências de São Paulo”, com a finalidade de discutir a construção de um Museu de Ciências Interativo no IFRN. Como representantes do Clube, viajam o professor Albino, a professora Maria da Glória do Nascimento (Biologia/Pau dos Ferros) e os professores de Física: Manoel Leonel (Natal-Central) , Zanoni Tadeu (Natal-Central), Jacques Cousteau (Natal-Central),  Giovanninni Batista (Caicó) e Ricardo Rodrigues (Caicó).

Este ano, a Coordenação de Física do Câmpus Natal Central, da qual Amadeu Albino faz parte, será polo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). O curso será voltado, principalmente, para professores atuantes na disciplina, entre eles, os do ensino médio.

 

  

Palavras-chave:
ensino servidores

Notícias relacionadas