Portal Instituto Federal do RN

Vem estudar

Ciência sem Fronteiras

Prorrogado prazo de inscrição para bolsas no exterior

As submissões de propostas podem ser feitas até 24 de maio

Publicada em 14/05/2012 Atualizada em 29 de Março de 2023 às 22:59

O prazo para submissão de propostas da Chamada de Projetos CNPq/CISB/SAAB nº 07/2012 foi prorrogado até o dia 24 de Maio, de forma a garantir uma maior interação entre professores e as Instituições, e atender a demanda de candidatos a bolsas de doutorado sanduíche e de pós-doutorado no exterior, para desenvolverem seus projetos de pesquisa nos centros de P&D da SAAB ou nas Instituições parceiras da SAAB na Suécia, Áfica do Sul e EUA, no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras.

O formulário de inscrição está disponível no portal do Ciência sem Fronteiras e a divulgação dos resultados será divulgada na página do CNPq a partir de Julho de 2012. As bolsas terão vigência a partir de setembro de 2012.

A Chamada é resultado da parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro – CISB, e a empresa Aeroplano Sueco Limitada – SAAB AB.

A SAAB irá co-financiar, juntamente com o CNPq, 100 bolsas de estudos na Suécia. Nessa primeira chamada para os projetos estão previstas 30 bolsas para pesquisadores realizarem doutorado e pós-doutorado.

Portal colaborativo

Os pesquisadores interessados em desenvolver pesquisas na Suécia na área de segurança, aeroespacial e defesa poderão encontrar todas as informações sobre projetos relevantes para o Brasil no Portal Colaborativo, criado pelo CISB e SAAB.

Bruno Rondani, diretor-executivo do CISB, diz que a iniciativa propõe uma integração entre universidades e empresas que ainda não existe no Brasil. “Com a plataforma online de colaboração para propostas, o CISB reforça seu compro-metimento de proporcionar a inovação tecnológica entre o Brasil e a Suécia. Os pesquisadores terão a chance de participar de projetos de segurança, aero-espacial e defesa da Saab que serão aplicados no Brasil”, afirma.