Portal Instituto Federal do RN

Vem estudar

Gestão

Reitor do IFRN coordena Câmara de Extensão do Conif

Em agenda de trabalho em Brasília, reitor protocolou projetos no Ministério dos Esportes

Publicada em 22/02/2017 Atualizada em 30 de Março de 2023 às 00:40

Reunião do Conif.
Reunião do Conif.

De 14 a 16 de fevereiro, o reitor do IFRN, Wyllys Farkatt Tabosa, esteve em Brasília para uma série de atividades. A principal delas foi a participação na reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), marcada pela posse da nova diretoria executiva. O reitor do IFRN assume a coordenação da Câmara de Extensão do Conselho, que passa a ser presidido pelo professor Francisco Roberto Brandão Ferreira, do IFMA. A equipe gestora conta ainda com Roberto Gil Rodrigues de Almeida (vice-presidente – IFTM), Wilson Conciani (diretor Administrativo – IFB), Cláudio Alex Jorge da Rocha (diretor Financeiro – IFPA) e Maria Clara Kaschny Schneider (diretora de Relações Institucionais – IFSC). A posse da diretoria executiva aconteceu no dia 14 de fevereiro, no campus Brasília do IFB.

 
PARCERIAS
 
Depois de primeira visita ao Ministério dos Esportes, a viagem foi marcada ainda por nova audiência no Ministério, onde o reitor foi recebido pela chefe de Gabinete, Andreia Barbosa Andrade de Faria, e pela chefe do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetorias de Esporte e Educação, Lazer e Inclusão Social, Denise Cardoso de Gusmão Cunha.
 
O reitor protocolou junto ao Ministério nove projetos que buscam financiamento para obras e ações institucionais. Seis desses projetos buscam recursos para a construção ou melhoria dos parques esportivos dos campi Natal-Cidade Alta, Parelhas, Lajes, Currais Novos, Ipanguaçu e Natal-Central. "O prédio do Campus Central faz 50 anos no início de março, com um histórico esportivo marcante. Esperamos conseguir as condições necessárias para melhorar os espaços de esporte e lazer", explicou o reitor. Outros dois projetos dizem respeito a ações sociais nos campi Natal-Cidade Alta e Parnamirim, enquanto o último procura captar recursos para a realização dos jogos dos servidores e dos estudantes, eventos já tradicionais do calendário institucional.
 
De acordo com o reitor, a chefe do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento frisou que o Ministério está sempre a procura de parceiros que saibam executar os projetos propostos. "Ela destacou que, pela qualidade do trabalho que apresentamos, percebe-se que temos as condições necessárias para tal. Saí de lá bastante confiante", explicou o reitor. 
 
COOPERAÇÃO
 
Os projetos apresentados foram elaborados em parceria entre a Diretoria de Engenharia; a Diretoria de Construção Civil do Campus Natal-Central; a Diretoria de Gestão em Atividades Estudantis e as pró-reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRN.
 
Enquanto o reitor participava das reuniões do Conif, os pró-reitores Agamenon Tavares, Márcio Azevedo e Régia Lopes assistiam às reuniões dos Fóruns de Ensino, Pesquisa e Extensão, respectivamente. Uma das principais discussões que permearam os encontros foi o lançamento do Medio Tec, programa do Governo Federal que busca, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ampliar a oferta de ensino técnico e profissionalizante a estudantes do ensino médio. Umas das novidades é que essa formação poderá ser feita através da educação a distância. 
"No IFRN, o programa está sob discussão. Temos a oferta consolidada dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e uma importante atuação a nível de Pronatec com os cursos de formação inicial e continuada para capacitação de profissionais. Qualquer outra oferta precisa ser cuidadosamente estudada", explicou o coordenador do Pronatec no Instituto, professor Otávio Tavares.
Palavras-chave:
ensino extensao pesquisa servidores

Notícias relacionadas