Confraternização
Servidores comemoram 47 anos de futebol
Partidas acontecem todo sábado, desde 1965, no câmpus Natal-Central
Publicada em 15/12/2012 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 22:54

Em clima de confraternização, na tarde de hoje (15), servidores do IFRN e convidados participaram do jogo comemorativo pelos 47 anos das "peladas" realizadas no Câmpus Natal-Central. A partida terminou empatada em três a três.
Desde 1965, colegas de trabalho da Instituição se juntam a amigos, filhos e outros convidados - mas com predominância dos servidores - para jogar partidas descontraídas que acontecem todos os sábados, das 16h às 18h. Os jogos têm o apoio da Asif-rn (Associação dos servidores do Instituto) e da Funcern (Fundação de Apoio ao IFRN).
Os participantes jogam em dois times: Colete Verde e Colete Branco. Na partida de hoje, comemorativa, se dividiram entre Camisas Amarelas e Camisas Azuis. "Cada sábado o atleta pode jogar em equipe diferente. Esta definição é feita na hora, de acordo com a ordem de chegada", foi o que explicou Auridan Dantas, um dos organizadores da partida. Além disso, o número de substituições durante o jogo é ilimitado, para permitir que um maior número de pessoas entre em campo.
Mas quem imagina que isso significa desorganização se engana. Um dos jogadores - João Celestino, conhecido como Batata - é responsável pela escalação e pelas substituições dos dois times. "Comecei jogando como convidado e hoje ajudo a organizar", declarou Batata. Resenhas e uma planilha de ranking são construídas semanalmente, mostrando os participantes, os artilheiros, os melhores desempenhos, os "pernas-de-pau" e os destaques. Os dados são divulgados na Fan Page Futebol IFRN (Natal Central).
Também são distribuídos troféus e medalhas para artilheiros, melhores jogadores e "pernas de pau". Este ano, os organizadores da pelada entregaram troféus ao "Destaque do Passado" e ao "Destaque de 2012".
O Troféu Aécio Flávio de Borja, destinado ao "Destaque do Passado", foi entregue ao professor Nivaldo Calixto Torres, que, por muitos anos, foi o organizador e um dos atletas das partidas. Para o professor Calixto, "é uma grande emoção ver que esse momento continua se realizando, já que as relações humanas muitas vezes são esquecidas nas corporações".
O prêmio ao "Destaque 2012", Troféu Nivaldo Calixto, foi entregue ao jogador Valmir. A "Revelação do ano de 2012" foi Matheus. Auridan foi confirmado o jogador mais assíduo. Ferreira ficou com o posto de "Perna-de-Pau" e Auridan, Fernando Paiva e Enilson, respectivamente, foram os três maiores artilheiros.
Foram entregues ainda medalhas para os destaques em cada função tática. Os servidores que desejarem se juntar ao grupo precisam apenas chegar ao Câmpus Natal-Central na hora das partidas, que acontecem às 16h, aos sábados. A escalação acontece baseada na ordem de chegada e na assiduidade dos que já participaram.
- Palavras-chave:
- servidores