PARCERIA
Campus sediou seminário de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes
A ação ocorreu em parceria com a Secretária de Municipal de Assistência Social.
Publicada em 20/05/2022 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 02:38

18 de Maio
18 de maio é celebrado como “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Nesse dia, um crime bárbaro ocorrido em Vitória (ES), em 1973, que chocou o país, o “Caso Araceli”, uma menina de 8 anos, raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta da cidade. Como resultado de fortes mobilizações, o 18 de maio tem o objetivo de alertar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento sobre os direitos infanto-juvenis.
Para lembrar esse fato, assim como em todo o país, em Santa Cruz várias ações ocorreram durante a semana, promovidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, e na quinta-feira, 18 de maio, foi realizado um seminário sobre a temática em questão, fruto de uma parceria com o IFRN Campus Santa Cruz e a Secretaria Municipal.
Estiveram presentes trabalhadores da educação, saúde, Conselho Tutelar e estudantes. Na ocasião, após as boas-vindas realizada pelo Diretor-Geral em Exercício, Professor Vinícius Carvalho Pinto, e a Secretária Municipal de Assistência Social, Dayse Martins do Nascimento, a Psicóloga Fabiana Freitas, especialista em saúde mental que discorreu sobre a temática e suas implicações e impactos na vida de crianças e adolescentes vítimas de abusos e exploração. Segundo ela "eventos como esses são muito importantes para conscientizar a sociedade e fortalecer ações de prevenção e proteção de crianças e adolescentes de situações de abuso ou exploração sexual."
A Secretária Municipal de Assistência Social, Dayse Martins do Nascimento, destacou a importância desta parceria entre as instituições participantes, segundo ela "para o fortalecimento das políticas, faz-se necessário as parcerias, e pensando em um melhor serviço ofertado aos nossos usuários é que a Prefeitura Municipal de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Assistência social, buscou a parceria do IFRN, avaliada de forma fundamental para um melhor desenvolvimento do seminário."
Ainda durante o seminário a técnica da vigilância Sócio-Assistencial, Ana Hortência de Azevedo Medeiros, apresentou um fluxograma de atendimento das vítimas no município e as ações realizadas pelos órgãos competentes, bem como os canais de denuncias. Para ela "momentos como esses sinalizam um fato histórico ocorrido com uma criança, "Caso Aracelli", e que mobiliza a sociedade para prevenir e combater os casos já identificados no município."
- Palavras-chave:
- ensino servidores