NAPNE
Semana Azul do Campus Santa Cruz
NAPNE e alunos do projeto de Extensão em Libras realizam semana de atividades em alusão ao dia nacional dos Surdos
Publicada em 04/10/2016 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 02:37

As atividades iniciaram-se no dia Nacional do Surdo, 26 de setembro, com o ensino de xadrez para surdos, promovido pelo Professor Thales Augusto Ramos auxiliado por alguns alunos. Participaram desse momento surdos das cidades de Acari, Lagoa Nova, Currais Novos e Santa Cruz.
Em seguida Surdos e ouvintes se reuniram para a 1ª passeata azul na Cidade de Santa Cruz, a passeata saiu do IFRN com destino à Prefeitura da cidade, onde ficaram parados por cerca de 20 minutos, com cartazes e faixas que pediam para que as autoridades da Cidade despertassem para a inclusão dos surdos e, principalmente, solicitando interpretes de Libras e escolas bilíngues. A passeata terminou com um show da banda Xodó e Baião, projeto de extensão do Campus, com todas as músicas interpretadas em LIBRAS.
Já na terça (27) e quarta-feira (28), a Caravana de Libras visitou 12 escolas da Região do Trairi, todas com alunos surdos em sala de aula. A caravana levou para alunos e professores uma oficina de Libras dinâmica, proporcionando a interação de todos em sala de aula. Ao final os professores receberam material didático ilustrado em Libras para, minimamente, ajudar na comunicação entre aluno e professor.
Para essa tarefa, o NAPNE contou com o apoio e participação efetiva de alguns egressos da 1ª Capacitação Básica em Libras, hoje, todos voluntários do Núcleo.
Quinta-feira (29), foi o dia do Cine Azul, recebemos alunos das escolas da zona rural, as crianças além de aprenderam que tem amiguinhos que falam com as mãos e escutam com os olhos, conheceram o Campus
Santa Cruz, e assistiram sessão de Cinema com filmes infantis de inclusão social. Os professores e mães de alunos surdos que participaram do Cine Azul receberam material para auxiliar na alfabetização bilíngue.
Encerrando a programação, foi realizado uma roda de conversa com o tema, Inclusão: “Depende do seu olhar”. Foi uma roda de conversas bem diferente do comum, nela os participantes conseguiram "assistir" com os ouvidos, e assim, despertar para detalhes antes sem importância, perceberam que incluir não é ter pena, e sim, olhar para o “ser” independente da sua deficiência, pois a pior deficiência é não se colocar no lugar do outro.
Uma das pessoas que participou da roda de conversa disse a seguinte frase: " A deficiência não mede a capacidade emocional ou intelectual de alguém, mas os nossos "olhos" medem sim "
A Coordenação do NAPNE Campus Santa Cruz agradece a participação efetiva da servidora e membro do NAPNE Márcia Maria Guilgerme, também vocalista da banda Xodó e Baião participação e dos alunos que auxiliaram no ensino de Xadrez para Surdos, Levy Gabriel e Rafael Guedes dos cursos técnicos integrados e de Nícolas Kelp aluno do curso superior em Matemática.
A Coordenadora do NAPNE/SC agradece ainda aos alunos egressos do curso de extensão " Capacitação básica em Libras" de 2015 e voluntários do NAPNE, Jaqueline Ferreira de Castro, graduanda do curso de Pedagogia, Janeide Rogério Martins, pedagoga e especialista em Educação Infantil e Anos iniciais, Maria Jarlene Anselmo Graduada em Letras Português e Inglês e especialista em didática e ensino, José Eriberto Viana De Oliveira, Licenciando em Física, Milton Nunes de Oliveira Júnior, graduado em Letras - Português e Literaturas e a Augusto Cezar Cavalcanti Souza, formando em Psicologia, e a todos os alunos do projeto de Extensão "Capacitação Básica em LIBRAS".
Clique AQUI e confira os melhores momentos
- Palavras-chave:
- ensino extensao pesquisa servidores