COMEMORAÇÃO
Campus São Paulo do Potengi celebra Dia Nacional da Ciência
Coordenação de Comunicação destaca importância da ciência para o desenvolvimento social e tecnológico.
Publicada em 07/07/2015 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 07:46

Partindo do princípio de serem a Ciência, a Tecnologia e a Informação elementos fundamentais para o desenvolvimento e crescimento de qualquer país, o Congresso Nacional, ainda em 2001, promulgou a Lei nº 10.221, de 18/04/2001, que instituiu a data oito de julho como Dia Nacional da Ciência. A intenção dos deputados era ampliar a consciência dos dirigentes, empresários e a população de um modo geral, pela importância de investimentos.
Hoje, 14 anos passados, vê-se um enorme avanço na área. Somente no RN passamos das duas unidades do IFRN (Natal e Mossoró) para as atuais 21 sedes locais.
Segundo o site do próprio Instituto, o IFRN tem como função social ofertar educação profissional e tecnológica – de qualidade referenciada socialmente e de arquitetura político-pedagógica capaz de articular ciência, cultura, trabalho e tecnologia – comprometida com a formação humana integral, com o exercício da cidadania e com a produção e a socialização do conhecimento, visando, sobretudo, a transformação da realidade na perspectiva da igualdade e da justiça sociais. A busca pela competência técnica permeia todos os níveis de ensino oferecidos - desde a formação inicial e continuada de trabalhadores, à formação profissional de nível médio (integrados e subsequentes) e superior (licenciaturas, cursos de tecnologia e pós-graduação).
São, entre outros, seus objetivos:
· Realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções tecnológicas de forma criativa e estendendo seus benefícios à comunidade;
· Estimular a produção cultural, o empreendedorismo, o desenvolvimento científico e tecnológico e o pensamento reflexivo;
· Estimular e apoiar a geração de trabalho e renda, especialmente a partir de processos de autogestão, identificados com os potenciais de desenvolvimento local e regional;
· Promover a integração com a comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida, mediante ações interativas que concorram para as transferências e aprimoramento dos benefícios e conquistas auferidos na atividade acadêmica e na pesquisa aplicada.
Assim, fica flagrante a importância desse dia para todos os que fazemos o IFRN. O Campus São Paulo do Potengi, então, saúda a tantos quantos sejam os cientistas de ontem, de hoje e, principalmente, os que – discentes por agora – serão os descobridores do amanhã.
Com dados do site da OAB-SP e do Portal do IFRN.