ANIVERSÁRIO
Campus São Paulo do Potengi do IFRN celebra aniversário com evento marcante
Realizada em dois dias, a comemoração reuniu centenas de pessoas nos espaços comuns do Instituto
Publicada em 11/11/2014 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 07:30

Irretocável. Inesquecível. Grandiosa.
Essas foram algumas das características atribuídas à programação oferecida pelo Campus São Paulo do Potengi à comunidade da região e aos convidados. Pensada por uma comissão formada por oito servidores e executada com o apoio e o envolvimento de todos os setores do instituto, a festa reuniu mais de trezentas pessoas e contou com presenças ilustres, como a do Reitor do IFRN, Professor Belchior Oliveira e da Deputada Fátima Bezerra, Senadora eleita no último pleito e apontada como maior defensora dos IF’s no estado.
Em seu discurso de boas-vindas aos presentes, o Professor Ednaldo Pereira (diretor-geral do Campus) falou sobre sonhos – como o que moveu os que pensaram sobre a vinda do IFRN para a região do Potengi – e da capacidade de cada um de tornar os sonhos uma realidade. O Professor Belchior fez um apanhado de sua trajetória pessoal, intelectual e profissional, relativizando-a aos esforços de muitos dos alunos ali presentes, enfatizando a perseverança que estes precisam ter para todos os dias chegarem ao IF/SPP.
Além de apresentações teatrais, de música, de poesia e de dança, discutiu-se o planejamento da instituição e foram expostos banners dos vários projetos de pesquisa e de extensão em andamento. Para coroar o evento, a Big Band Jerimum Jazz, da Escola de Música da UFRN iniciou o coro de parabéns, encantando a todos e encerrando a noite com um alegre repertório musical, sob o brilho e espocar dos fogos de artifício.
DIA 01
A abertura das comemorações foi feita com música. O aluno José Emerson da Silva Araújo – o popular ‘tchê-tchê-tchê’ –, do Curso Integrado em Edificações, tocou violão e encantou a plateia ao dedicar sua apresentação à namorada, estudante do Colégio São José, escola convidada para o evento. Na sequência deu-se início ao I Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão da Região do Potengi (I FEPEX).
Planejado pelos coordenadores de pesquisa e de extensão – os Professores Ulisandra Ribeiro e Gllauco Smith – o FEPEX teve como objetivo discutir os caminhos trilhados pela pesquisa e pela extensão no IFRN, recebendo Pró-Reitores Régia Lúcia e José Yvan, de Extensão e Pesquisa, respectivamente. No encerramento da manhã do DIA 01, os bolsistas com projeto em andamento apresentaram seus banners aos professores convidados e a Naldinho Cassimiro, Prefeito da cidade-sede do Campus.
A tarde do primeiro dia foi dedicada às artes e a política. A primeira diretoria do Grêmio tomou posse e alunos e servidores se revezaram no palco do auditório: música, poesia e dança fizeram parte das apresentações da quinta-feira. Fechando as atividades, o professor Gllauco, da disciplina sociologia, exibiu um filme, abrindo, em seguida, a discussão sobre a obra cinematográfica.
DIA 02
O segundo dia de comemoração, a sexta-feira, também começou com música: apresentações – solo e em grupo – se seguiram durante a manhã, que terminou com a palestra sobre o planejamento do IFRN para 2015, proferida por Wyllys Tabosa, Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional.
A tarde começou com um almoço festivo oferecido a todos os presentes. A animação musical contou com a participação do artista da casa, Beto Show. Às 14h deu-se início à solenidade oficial de aniversário. O professor Ricardo Marques, da disciplina Desenho e a aluna Amanda Lima, do Curso Integrado em Meio-ambiente, juntaram-se para tocar e cantar a canção ‘Aquarela’, de Toquinho. Na sequencia, a composição da mesa e os discursos.
Por ocasião do primeiro ano, foram produzidas algumas placas de homenagem, entregues a dez pessoas/categorias com relevantes serviços prestados à construção e desenvolvimento do Campus São Paulo do Potengi:
1 - Belchior Oliveira, reitor do IFRN;
2 - Francisco Mariz, assessor especial da Reitoria;
3 - Ednaldo Pereira, 1º diretor do Campus;
4 - Júlio Andrade, engenheiro à frente da construção;
5 - Naldinho Cassimiro, prefeito de São Paulo do Potengi e parceiro em várias iniciativas;
6 - Fátima Bezerra, deputada federal e senadora eleita;
7 - Ana Márcia, diretora administrativa, representando os técnico-administrativos;
8 - Rodrigo Vidal, diretor acadêmico, representando os professores;
9 - Magna Souza, presidente do Grêmio, representando os estudantes; e
10 - José Nádio (Pelé), jardineiro, representante dos terceirizados.
Após a cerimônia oficial, o público presente assistiu a diversas atrações culturais, que se dividiram entre a área de lazer e o auditório, lotando a ambos. O grupo de idosos mantido pela Secretaria de Assistência Social em São Paulo do Potengi dançou o “Boi de Reis”, levando os espectadores a uma rica expressão da cultura nordestina tradicional. De volta ao auditório, a Companhia Livre de Teatro Musical da UFRN apresentou um espetáculo sobre o amor. Fechando a programação, já no fim da tarde, a orquestra ‘Big Band Jerimum Jazz’ contagiou a todos.
Emoldurados pelo belo pôr-do-sol da região do Potengi, os presentes festejaram o Campus, aniversariante ilustre.
Por fim, quando poucas pessoas ainda estavam nas instalações do prédio, a lua cheia surgiu no horizonte e coroou, com sua beleza ímpar, a noite que chegava.
Algumas imagens do evento podem ser vistas aqui. A cobertura fotográfica completa está em nossa funpage, no Facebook.
Integrantes do Grêmio Estudantil Monsenhor Expedito
Belchior Oliveira, Reitor do IFRN, e Emerson, o Tchê, tchê, tchê.
Grupo de idosos danças o "Boi de Reis"
Parte do grupo de servidoras terceirizadas posam com o Reitor.
Lawrence Campos, repórter do IFRN em Pauta, que cobriu o evento, posa com servidoras.
Estudantes cantam o Hino Nacional, durante a abertura da cerimônia oficial de aniversário.
Convidados pela Senadora eleita, Fátima Bezerra, os alunos do IF/SPP subiram ao palco para foto oficial.
Os servidores também posaram com a parlamentar recém-eleita.
Companhia Libre de Teatro Musical, da UFRN, durante a apresentação.
Fátima Bezerra recebe placa de homenagem das mãos do Reitor do IFRN - Belchior Oliveira - e Ednaldo Pereira, diretor do Campus São Paulo do Potengi.
"Federais da Música", grupo formado por professores, alunos e terceirizados, fez apresentação no segundo dia das comemorações.
Belchior Oliveira e Fátima Bezerra prestigiaram as comemorações, assistindo parte das apresentações artísticas.
Na manhã do primeiro dia alguns bolsistas puderam apresentar seus trabalhados aos Pró-Reitores de Pesquisa e Extensão que estiveram no I FEPEX.
A professora Ulisandra mediou a mesa em que os Pró-reitores Régia Lúcia e José Yvan discutiram o futuro da Pesquisa e da Extensão no âmbito do IFRN.
- Palavras-chave:
- ensino extensao pesquisa servidores