Memória
Campus SPP presta homenagem à memória das vítimas de Hiroshima e Nagasaki
Programação lembrou os 70 anos das bombas atômicas lançadas sobre o Japão
Publicada em 19/08/2015 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 07:46

"Hiroshima e Nagasaki, 70 anos depois: para não dizer não lembramos da rosa". Com esse título, a memória das mais de 300 mil vítimas do lançamento das bombas atômicas ao fim da 2ª Guerra Mundial, foi celebrada no Campus São Paulo do Potengi do IFRN.
O evento, que também foi dedicado ao Dia do Estudante, aconteceu no dia 17 de agosto (segunda-feira), e teve como objetivo provocar nos estudantes uma reflexão acerca da produção do conhecimento científico e de sua aplicação na tecnologia, identificando situações de mal-uso, como as relações políticas escusas por trás de algumas ações e pesquisas.
No auditório do Campus SPP, após a fala do Diretor geral, Professor Ednaldo Pereira, e do Coordenador do curso subsequente em Edificações, o Professor Ricardo Marques, que saudou o Dia dos Estudantes, foi apresentado o documentário "Hiroshima" e, logo em seguida, a palestra de Elza Raquel, professora da Disciplina Filosofia, no Campus Macau do IFRN.
Coordenador do evento, Alexandre de Araújo, também professor de Filosofia, mas no IF/SPP, enfatizou a extrema importância de um acompanhamento da produção científica e tecnológica através de uma contínua reflexão ético-filosófica acerca dos meios e fins de sua aplicação, para evitar que atos como o de Hiroshima e Nagasaki venham a se repetir.