Portal Instituto Federal do RN

Vem estudar

XIII ENEM

Projetos de Pesquisa do Campus serão apresentados na 13º edição do Encontro Nacional de Educação Matemática

As estudantes Hélen Silvestre, Êmilly Ferreira e Bárbara Oliveira tiveram propostas aprovadas; evento acontece entre os dias 14 e 17 de julho, em Cuiabá

Publicada em 03/06/2019 Atualizada em 30 de Março de 2023 às 07:33

Iniciativas serão apresentadas nas modalidades 'pôster' e 'comunicação oral'.
Iniciativas serão apresentadas nas modalidades 'pôster' e 'comunicação oral'.

O XIII Encontro Nacional de Educação Matemática (Enem) aprovou três projetos de pesquisas desenvolvidos por estudantes do Campus São Paulo do Potengi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O evento, que acontece este ano em Cuiabá, entre os dias 14 e 17 de julho, submeteu os trabalhos das alunas Hélen Silvestre e Êmilly Ferreira, ambos coordenados pela professora de matemática do Campus, Juliana Schivani. As propostas foram aprovadas para serem apresentadas na modalidade pôster.

Segundo Juliana, o conteúdo desenvolvido no quarto bimestre de Matemática III é Geometria Analítica. “Para deixar a temática menos abstrata e mais significativo, optei pela busca dos alunos alunos a objetos e lugares onde a geometria analítica pudesse estar presente”, contou a professora. A partir disso, Hélen Silvestre, aluna do Curso Técnico Integrado de Meio Ambiente, enxergou as hipérboles no corpo humano: “mesmo sem apoio científico e nenhuma pesquisa encontrada sobre essa relação, Hélen descobriu, utilizando fita métrica e o conhecimento de colegas voluntários, que a definição de hipérboles se encaixava de forma aproximada nas curvas da cintura de meninos e meninas”.

Já a aluna Êmilly Ferreira, estudante de Edificações, encontrou um material didático à base de madeira que construía um único tipo de hipérbole. “A aluna aperfeiçoou este material e construiu um novo objeto capaz de construir hipérboles de vários tamanhos distintos”, completou a professora.

O projeto de pesquisa “Meio Ambiente Matemático: atividades de problemas de contexto técnico resolvidos com aplicação de conceitos matemáticos”, também coordenado pela professora Juliana e, tendo como membros a professora Dayana Torres, de Meio Ambiente e a aluna Bárbara Oliveira, aluna concluinte em 2018, também foi submetido e aceito para ser apresentado na modalidade comunicação oral, no mesmo evento.

XIII Enem

O Encontro Nacional de Educação Matemática é o mais importante no âmbito nacional, pois congrega o universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática: professores da Educação Básica, professores e estudantes das Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, estudantes da Pós-graduação e pesquisadores. A cada encontro é evidenciado o interesse pelas discussões sobre a Educação Matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, tendências metodológicas e pesquisas que constituem a área.

Os trabalhos serão submetidos em três eixos: Práticas Escolares, Pesquisa em Educação Matemática e Formação de Professores. Espera-se que as discussões a partir de comunicações científicas, relatos de experiências, pôsteres, minicursos, palestras, conferências, mesas redondas e Feira de Matemática possam contribuir, dentre outras esferas, com os processos de ensinar e de aprender matemática nas Escolas da Educação Básica do Brasil.

Saiba mais:

XII Encontro Nacional de Educação Matemática 

 

 
Palavras-chave:
ensino extensao pesquisa

Notícias relacionadas