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Nove equipes do IFRN são finalistas em feira de ciências da USP
A 19ª edição do evento ocorre de forma virtual e vai até o dia 27 de março
Publicada em 26/03/2021 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 07:30

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) está com nove equipes de estudantes na final da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace). O evento, que acontece do dia 15 ao dia 26 deste mês de março, está em sua 19ª edição e contém, ao todo, 345 projetos finalistas.
Os projetos representantes do IFRN vêm dos campi Caicó, Ceará-Mirim, Ipanguaçu, Mossoró, Natal-Zona Norte e Santa Cruz, desenvolvidos por 22 estudantes e seus coordenadores. Este ano, o evento ocorre virtualmente, na Plataforma FEBRACE Virtual. Lá, os visitantes, além de conhecer os projetos, podem votar no seu preferido, para a premiação de voto popular. Os votos podem ser enviados até as 14h do dia 29 de março.
A Febrace, realizada desde 2003, é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia, promovida anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Em detrimento da pandemia do novo coronavírus, a edição deste ano ocorre de forma online, na Plataforma Virtual, onde os visitantes podem, também, assistir palestras e lives. A cerimônia de Premiação ocorrerá no dia 27 de março e será transmitida no canal da FEBRACE no YouTube, às 15h.
Conheça e vote nos projetos do IFRN:
Campus Caicó
Projeto | Desenvolvimento de uma plataforma de jogos digitais para pessoas sem os membros superiores – Fase II |
Estudantes | João Vitor P. Silva, Luana S. Medeiros e Denner Bismarck L França |
Orientação | Francisco das Chagas Souza Júnior |
Coorientação | Daniel Macedo |
Área | Eletrônica |
Descrição | O projeto objetiva dar continuidade ao desenvolvimento de uma plataforma de jogos digitais adaptada a pessoas com deficiência nos membros superiores. |
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Campus Ceará-Mirim
Projeto | Projeto Piper: circuito de baixo custo para aquisição de biopotenciais eletromiográficos e acionamento de próteses |
Estudantes | Gabriel Fernandes Borges e Isaac Lemuel B. Silva |
Orientação | Camille Reategui |
Área | Biomédica |
Projeto da Feira | Feira Brasileira de Jovens Cientistas |
Descrição | Como proposta para minimizar a complexidade dos processos e o alto custo dos materiais para a produzir próteses acionadas por eletromiografia (EMG), o projeto visa a construção de um circuito simples e de baixo custo para captação e filtragem analógica de EMG. |
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Projeto | Dados Livres: plataforma livre de dados abertos |
Estudante | Maria Carolina S. Soares |
Orientação | Pedro Baesse |
Área | Ciência da Informação |
Descrição | O projeto busca criar uma plataforma que permita a catalogação de fontes de dados governamentais abertos e aplicações cívicas alimentada por meio de colaboração coletiva. |
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Campus Ipanguaçu
Projeto | Canetas 3D como ferramenta tecnológica no ensino de Química |
Estudantes | Maria Andreza S. Lourenço, Gabriel Mateus F. Silva, Fabrizia Bezerra Mulatinho |
Orientação | Diogo Bezerra |
Área | Educação |
Descrição | O projeto pretende implantar estratégias práticas, inovadoras e criativas no ensino de Química a partir do uso de canetas 3D na sala de aula, envolvendo conceitos de modelo atômico em uma perspectiva tridimensional. |
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Campus Mossoró
Projeto | Desenvolvimento de esteira rolante de descida autossuficiente com freio eletromagnético de baixo custo |
Estudantes | Gabriel do Nascimento C. Leite, Mariana M. Mendonça e Francisco Ivonêz S. Jr. |
Orientação | Felipe Bento de Albuquerque |
Coorientação | Francisca Jucileuda Souza |
Área | Eletrotécnica |
Descrição | O projeto busca desenvolver um mecanismo capaz de atenuar os efeitos do elevado consumo energético e os consequentes altos gastos financeiros gerados pelas tradicionais esteiras transportadoras. |
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Campus Natal-Zona Norte
Projeto | pHmetro portátil: uso de smartphone na determinação do pH de soluções utilizando imagens digitais e quimiometria |
Estudante | Hanna Vitória de Oliveira Silva |
Orientação | Pollyana Souza Castro |
Coorientação | Daniel Freitas |
Área | Química |
Descrição | O projeto objetiva auxiliar no ensino de equilíbrio ácido-base para alunos do ensino fundamental e ensino médio, aprimorando o experimento com repolho roxo através do uso de imagens digitais adquiridas com câmera de smartphone, a fim de determinar valores de pH, abordando o conteúdo de forma interdisciplinar. |
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Campus Santa Cruz
Projeto | Game balance: uma plataforma para análise do equilíbrio em pacientes pós AVC envolvendo técnicas de Gamificação |
Estudantes | Maria Eduarda G. Santos, Maria da Graça C. Gonçalves e Lara Virgínia P. Medeiros |
Orientação | Pedrina Célia Brasil |
Coorientação | Vinícius Carvalho |
Área | Fisioterapia e Terapia ocupacional |
Projeto da Feira | Mostra Tecnológica do IFRN |
Descrição | O projeto tem por objetivo desenvolver um sistema que promova o engajamento, acompanhamento e análise da performance dos pacientes com sequelas de AVC. O sistema consiste numa plataforma inteligente, capaz de mensurar o equilíbrio do paciente e sua intensidade vertical, baseado na distribuição do seu peso, além de um jogo digital que recebe esses dados e apresenta os exercícios do tratamento de forma lúdica e interativa. |
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Projeto | Race: robótica para crianças no espectro autista - um protótipo robótico para crianças autistas. |
Estudantes | Letícia Thaynná X. A. O. Azevedo, Bianca Hadassa D. Cavalcanti e Laryssa Vitória A. Barbosa |
Orientação | Ana Eliza Trajano Soares |
Coorientação | Salomão Batista |
Área | Mecânica |
Projeto da Feira | Mostra Tecnológica do IFRN |
Descrição | O projeto tem como objetivo desenvolver a Label, um robô de baixo custo, para crianças com transtorno do espectro autista (TEA). |
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Projeto | Beat Progress |
Estudantes | Ysmirna Ester D. Gomes, Evelyn Beatriz P. Menezes e Emilly Francoyse B. de Medeiros |
Orientação | Rodrigo Barreto |
Área | Fisioterapia e Terapia ocupacional |
Descrição | O projeto busca desenvolver e executar uma ferramenta eletrônica que possibilite quantificar dados referentes a marcha do paciente com Parkinson, como passo e velocidade, para a análise dos fisioterapeutas, e empregar a musicoterapia de uma forma dinâmica nos tratamentos de reabilitação. |
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- Palavras-chave:
- ensino extensao pesquisa servidores