Extensão
Campus participa de discussão sobre instalação de hub da Latam em evento realizado pela OAB/RN
O Coordenador de Extensão do campus, Prof. Fernando Freire e o graduando em Logística Rafael Melo estiveram representando o campus IFRN-SGA.
Publicada em 23/10/2015 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 21:01

Na última segunda-feira (19), o campus São Gonçalo do Amarante participou de um debate em torno da instalação do hub da Latam – holding formada pelas companhias aéreas TAM e a LAN (Chile) – no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. O evento ocorreu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional do Rio Grande do Norte, localizada no bairro de Cidade Alta, Natal, e debateu as repercussões que a implementação do centro de conexões aéreas trariam para o estado. Representando o campus estiveram o Coordenador de Extensão do campus, Prof. Fernando Freire e o graduando em Logística Rafael Melo.
A mesa contou com a participação dos professores Carlos Alberto Freire Medeiros, do Departamento de Ciências Administrativas da UFRN, Willian Eufrásio Nunes Pereira, do curso de Economia da UFRN e Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade (GEPETIS) e Robespierre Procópio Barreto, economista com ênfase em Economia regional e urbana. Em comum, todos eles acreditam que, se a escolha for técnica, o RN tem grande vantagem em relação aos demais estados concorrentes na disputa pelo hub. "É importante que a sociedade norte-riograndese se aproprie desta temática, uma vez que em se consolidando o empreendimento da Latam no RN, trará significativos impactos na economia potiguar, sobretudo nas áreas de logística, serviços e turismo”, diz Fernando Freire.
Na oportunidade o estudante Rafael Melo, fez uma intervenção ressaltando a relevância do empreendimento para as atividades de transporte e armazenagem, tendo em vista que essas áreas serão umas das mais promissoras, ponto este destacado no relatório produzido pela Consultoria Oxford Economics, contratada pela Latam para avaliar o impacto econômico do hub. O discente defendeu ainda uma grande frente em favor da qualificação profissional objetivando as potenciais vagas que surgirão com a entrada em operação do hub (dezembro de 2016) e também a necessidade da criação de um Plano Estadual de Logística, que segundo a professora de logística do campus, Karla Motta, visa planejar o desenvolvimento da infraestrutura logística de transporte para o estado, considerando a integração dos modais em alinhamento com as necessidades das empresas potiguares, promovendo uma maior competitividade do RN.
Finalizando as falas, o coordenador de extensão fez um convite aos presentes para participar do Seminário de Aviação Civil de SGA, que será realizado nos dias 11 e 12 de novembro, dentro da programação da II Semana de Ciência e Tecnologia do campus São Gonçalo do Amarante – II Secitec. O evento reunirá professores e especialistas que abordarão a temática do hub e seus impactos no RN.
- Palavras-chave:
- extensao