Portal Instituto Federal do RN

Vem estudar

SEMANA PEDAGÓGICA

Campus São Gonçalo do Amarante realiza 3º Tour Pedagógico

O município de Extremoz foi o contemplado da edição de 2022

Publicada em 03/05/2022 Atualizada em 29 de Março de 2023 às 20:54

Servidores visitam as ruínas da Igreja de São Miguel Arcanjo, em Extremoz, em excursão dentro da Semana Pedagógica.
Servidores visitam as ruínas da Igreja de São Miguel Arcanjo, em Extremoz, em excursão dentro da Semana Pedagógica.

O “Tour Pedagógico” já faz parte do calendário da semana pedagógica do Campus São Gonçalo do Amarante. A primeira edição foi em 2014, e aconteceu no próprio município em que o Campus está localizado. Em 2020 foi ao município de Macaíba e na edição deste ano, a visita foi ao município de Extremoz.

Cerca de 38 servidores participaram da atividade que aconteceu na última quarta-feira (27), com saída do Campus às 8h da manhã. A primeira parada foi no “Ateliê Seu Linhares”, que fica em São Gonçalo do Amarante e chama atenção pelas esculturas, em sua maioria, de animais. Os servidores puderam ter contato mais próximo com essas obras e conversar com o artesão Manoel Linhares.

Já em Extremoz, todos conheceram a sede da Fundação de Cultura Aldeia do Guajiru, localizada ao lado das ruínas da Igreja de São Miguel Arcanjo, que é um dos principais pontos turísticos e conta a história do início do município. Ali é possível ouvir as lendas urbanas contadas por moradores de como a igreja foi destruída. A mais famosa delas conta que a destruição ocorreu por que havia muito ouro nas paredes da igreja. Com isso, as pessoas começaram a demolir o templo à procura desse tesouro escondido, porém o rico minério nunca foi encontrado.

Ainda nas cercanias das ruínas, os servidores conheceram a “Casa do Grude”. A iguaria culinária é uma das mais tradicionais do Rio Grande do Norte, e se tornou patrimônio cultural imaterial em maio do ano passado (2021), pela lei 10.903, sancionada pela governadora Fátima Bezerra. O grude é feito com goma de mandioca e coco ralado, e traz em si a herança indígena potiguar, como registrado na literatura por Luís da Câmara Cascudo, e se tornou um dos símbolos da gastronomia norte-riograndense.

De volta a São Gonçalo do Amarante, a última parada foi no Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira dos Santos. Os servidores foram recepcionados pela coordenadora pedagógica e pelo diretor do centro educacional, professora Rosenae Idalino da Silva e Edson Caio da Silva, respectivamente. Na ocasião, foi explanado sobre o funcionamento da no dia a dia da instituição de tempo integral, cujos cursos têm duração de 3 anos.

O coordenador de Extensão do Campus São Gonçalo do Amarante e idealizador do tour pedagógico, Fernando Freire, avalia como sendo “um sucesso” a realização da atividade. Para ele, a importância desse momento é fazer que os servidores conheçam parte da cultura dos municípios próximos ao seu local de trabalho, de onde vem a maioria dos alunos matriculados no Campus.

“A atividade pedagógica visa essa troca de experiência e essa vivência dos professores e equipe técnica com a região, para que eles possam conhecer mais as atividades culturais, sociais e econômicas dessas cidades. Dentro da programação da semana pedagógica, é importante inserir os servidores no contexto socioeconômico de São Gonçalo e região”, complementa o coordenador.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas