PRESENCIALIDADE
Campus SGA permanece na Fase 2 do Plano de Retomada das aulas presenciais
A previsão de retorno da subfase 3.2, prevista para 24 de janeiro, permanece inalterada
Publicada em 12/12/2021 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 20:59

Na última terça-feira, 14 de dezembro, o Colégio Gestor do Campus São Gonçalo do Amarante, por maioria de votos, decidiu pela permanência na Fase 2 do retorno gradual das atividades presenciais até o dia 23 de janeiro de 2022, e o início da Subfase 3.2 em 24 de janeiro de 2022.
O Colégio Gestor do Campus se reuniu com o objetivo de apontar os encaminhamentos para o retorno no dia 20 de dezembro (Subfase 3.1 do Plano Estratégico de Retomada Gradual das Atividades Presenciais do IFRN/Campus SGA). Contudo, considerou-se inviável a retomada das atividades como previstas na referida subfase, pelas razões elencadas abaixo:
- A empresa vencedora da licitação dos equipamentos para o ensino misto provisório solicitou a prorrogação do prazo de entrega para janeiro de 2022;
- A empresa fornecedora da alimentação aos estudantes somente poderá iniciar suas operações em janeiro de 2022;
- O edital para concessão de alimentação aos estudantes ainda não foi lançado pela DIGAE;
- O resultado do edital nº 6/2021-DIGAE/IFRN para concessão do auxílio transporte aos estudantes ainda se encontra em tramitação, não havendo tempo hábil para pagamento aos estudantes selecionados antes da segunda-feira (20).
A decisão está acobertada pelo § 2, art. 6º da Resolução nº 47/2021 – CONSUP/IFRN: “As fases 1, 2 e 3 poderão ter subfases, nas quais poderá haver ampliação ou redução do atendimento presencial [...]”, e foi amplamente discutida a permanência na fase 2, considerando as reais condições da oferta para as atividades acadêmicas presenciais aos estudantes.
Em tempo, a direção-geral informa que as disciplinas técnicas com previsão para retorno na Subfase 3.1, conforme decisões dos Colegiados de Curso, poderão manter os seus planejamentos, informando aos respectivos coordenadores de curso para que suas demandas possam ser atendidas. Para a manutenção dos cuidados de biossegurança, as aulas seguirão com o formato de módulos, conforme estabelece o Art.11 da Resolução nº 47/2021 - CONSUP/IFRN.
Passando de fase
Dessa forma, somente a partir do dia 24 de janeiro de 2022, haverá a implantação da Subfase 3.2, e ampliação da presencialidade com a ocupação de salas, laboratórios, áreas de vivência, refeitórios e espaços comuns pelos estudantes e servidores (docentes e técnicos administrativos).
Ressalta-se que o Campus, desde outubro, vem realizando ações (plano piloto, Fases 1 e 2 do Plano de Retomada, diálogos com coordenadores dos Cursos, servidores e estudantes), a fim de garantir o retorno à presencialidade de forma segura para todos, bem como a manutenção da qualidade do ensino.
Acesse
- Palavras-chave:
- ensino