Pesquisa
Projeto do IFRN-SGA é premiado em evento nacional
Trabalho de alunos dos cursos de Informática e Logística conquistou 3º lugar no IF-Olímpico
Publicada em 10/10/2016 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 20:51

O projeto “RPG - Reaprender Programação através de Games”, do Campus São Gonçalo do Amarante, conquistou a 3ª colocação na modalidade IF-Tech do IF-Olímpico - competição nacional de educação profissional realizada pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). A premiação ocorreu na última sexta-feira (7), no Campus Samambaia, dentro do evento Conecta IF.
O game em formato RPG (jogo de representação) foi desenvolvido pelos alunos Elvis Henrique, do 3º ano do curso de Informática, e Renato Fernando Paulino, 4º ano de Logística, sob a orientação do professor Marcelo Damasceno, e tem como objetivo ensinar a disciplina de programação de forma lúdica.
“A ideia é que os conceitos sejam repassados de forma não impositiva, ou seja, as informações são assimiladas naturalmente sem que o jogador se dê conta disso”, explica o professor Marcelo.
Ao todo, 32 trabalhos concorreram na mesma categoria que o projeto do IFRN-SGA, dos quais, cinco foram selecionados para a etapa final realizada em Brasília. Os projetos da modalidade IF-Tech visam a utilizar a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para favorecer o processo de ensino e aprendizagem.
“O prêmio é o reconhecimento do potencial dos
alunos do IF de São Gonçalo que acreditaram ser possível competir
nacionalmente, através da sua dedicação em pesquisa. É a consequência da
iniciativa dos nossos alunos através de uma orientação que catalisa o
aprendizado. Gostaríamos de agradecer o apoio que recebemos da Propi (Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação) e da
diretora-geral do campus, Marilac de Castro”, destaca Marcelo Damasceno.
Conecta IF
O evento organizado pelo IFB foi realizado de 3 a 7 de outubro e contou com a apresentação de palestras, oficinas, mostras, workshops, rodas de conversas, encontro de microempresas, exposições, protótipos de produtos desenvolvidos na instituição, arte, cultura, desafios, competições, feiras, exposições, resultados de pesquisas, dentre outras atividades.